CineAlter, em parceria com o Projeto Saúde e Alegria, exibe produções audiovisuais de jovens tapajônicos

Em uma colaboração entre o Projeto Saúde e Alegria (PSA) e o Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão, talentosos jovens da Amazônia ganharam destaque ao exibir suas produções audiovisuais durante o CineAlter 2023. A premiação do I Edital de natarrativas audiovisuais: a seca extrema na Amazônia Paraense
fez parte da programação do evento e premiou oito vídeos produzidos por jovens de grupos, coletivos e comunidades da Amazônia paraense.

Sob a iniciativa conjunta do PSA, LabComAmazônia, CineAlter e a plataforma Vozes do Tapajós, a seleção dos vídeos, anunciada durante o festival em 5 de novembro, abordou as consequências das mudanças climáticas na Amazônia, sob a perspectiva local. Os curtas-metragens exploraram temas como terras caídas, alterações na agricultura familiar, pesca, dificuldades de acesso e qualidade do ar.

Os jovens cineastas, com idades entre 10 e 16 anos, incluindo nomes como Samara do Reis, Jander Cardoso, Jackeline Sousa, Gabriel Bernardes, Felipe Andrômeda, Dailon Alves, Elton Canto e Aldemir Kael, trouxeram à luz questões cruciais por meio de suas lentes. O vídeo de Aldemir Kael, de apenas 10 anos, destacou a Amazônia caótica vivida por sua geração, abordando a falta de consciência ambiental, exploração das terras e a seca. Aldemir expressou seu contentamento ao sentir que suas preocupações foram ouvidas durante a exibição do vídeo no CineAlter.

. “Eu faço um chamado para as crianças e adolescentes que cuidem da nossa natureza para que o futuro não seja ainda pior”, ressaltou o jovem, revelando seu desejo de se tornar locutor de rádio para amplificar essas questões.

Os premiados participaram também da 2ª Oficina de Cinema das Margens, realizada no sábado, que contou com a participação do coordenador de Educação e Comunicação do PSA, Fábio Pena, do coordenador do Cine Alter e da cineasta indígena Priscila Tapajoara. 

“É essa juventude que queremos estimular para que contem as histórias das terras onde vivem. O projeto Cinema de Margens é uma potente iniciativa do projeto saúde e alegria e ficamos felizes de sermos parceiros”, disse o coordenador do CineAlter, Raphael Ribeiro.

Conheça os vídeos aqui 

Texto: Natashia Santana com informações de Samela Bofim, assessora do PSA

Fotos: Arquivo de imagens do PSA