Sobre o ITA

Histórico

Os debates que resultaram na  criação do ITA iniciaram em  meados do de 2018, a partir da  conversa de grupos de Santarém que vinham discutindo projetos inovadores para a região. Já em 2019 nasceu o ITA, no meio da maior  concentração de floresta do mundo,  no Oeste do Pará.

O Instituto Território das Artes  institucionalizou a união de um  grupo de artistas, produtores e  incentivadores da cultura  amazônica na busca de  oportunidades, políticas públicas,  fomento e desenvolvimento da  economia criativa na região. Além de ser uma referência na  realização de eventos de relevante  impacto sociocultural.

Manifesto

Acreditamos que a cultura manifestada em forma de arte é  um dos maiores ativos da população amazônica, de valor  inestimável: sua memória,  sabedoria popular e suas narrativas sobre o mundo e seu  próprio território, tudo isso  sintonizado também com o que há de mais moderno na música, teatro, dança, folclore, artes  plásticas e audiovisual. Vemos a  cultura e suas transversalidades,  como o turismo, fortes instrumentos para o  desenvolvimento regional, pois une a sustentabilidade econômica, social e ambiental, tendo os povos da floresta e dos centros amazônicos como protagonistas  desse processo. 

nossa equipe

Raphael Ribeiro

Coordenador Geral - ITA

Priscila Tapajoara

Vice presidente - ita

João Carlos Rêgo

diretor adminitrativo - ITA / PRodução - cine alter

Pedro Alcântara

Coordenador de produção - cine alter / fotógrafo, vídeo maker e antropólogo

Priscila Castro

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COORDENAÇÃO DO PALCO MULTIARTES - CINE ALTER

Nossos projetos

Cine Alter

O Cine Alter reúne produtores, players, organizações culturais de toda a Amazônia com importantes intercâmbios nacionais.

Olha Já

Seminário de Audiovisual promove diversos minicursos, palestras e debates com participantes de vários estados, em especial amazônicos.

Itinerância Cine Alter

Seminário de Audiovisual promove diversos minicursos, palestras e debates com participantes de vários estados, em especial amazônicos.